Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Radio

1) PRIMEIRA REUNIÃO COM LACTALIS É CONSIDERADA BOA/ O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, conta agora como foi a primeira reunião da Comissão Estadual do Leite com a Lactalis, através de seu diretor Carlos Russo.../// 2) PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE TERRAS DEVOLUTAS RURAIS/ O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, explica o que é o programa e quem pode se beneficiar dele./// 3) GOVERNO FEDERAL MENTE QUE VAI TIRAR OS RURAIS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL/ O presidente da CONTAG, Alberto Broch, revela as artimanhas que o governo federal está fazendo para manter os rurais na reforma previdenciária./// 4) DIRETORAS DA FETAG FALAM SOBRE ENCONTRO DE GÊNERO E GERAÇÃO QUE ACONTECE NOS DIAS 7 E 8 EM TORRES...///
07/12/2017
Baixar o MP3
1) PREÇO DO LEITE AO PRODUTOR DÁ SINAIS DE MELHORA/ O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, faz uma rápida avaliação do que a Federação e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais vêm fazendo para o leite voltar a ser uma atividade que garanta a sobrevivência das famílias no meio rural./// 2) FETAG SOLICITA PRORROGAÇÃO PARA FINANCIAMENTOS/ A prorrogação por três anos para os financiamentos de Custeio e a parcela de Investimento com vencimento este ano seja jogada para o final do contrato./ Esse é o teor da Medida Provisória (MP) que a FETAG solicitou na última terça-feira, dia 28, através de seu vice-presidente, Nestor Bonfanti (foto), durante reunião com Neri Geller, secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (MAPA)./ Ele fala agora sobre o pedido de prorrogação.///
01/12/2017
Baixar o MP3
1) FETAG VOLTA A MOBILIZAR PRODUTORES DE LEITE/ Nesta sexta-feira, dia 24, a FETAG realiza duas manifestações de forma simultânea, no Rio Grande do Sul./ O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, fala sobre os motivos que levaram as lideranças a implementar novas ações. 2) DIAGNÓSTICO DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO (ZEE) 3) AGROINDÚSTRIAS SE PREPARAM PARA FEIRAS EM 2018/
21/11/2017
Baixar o MP3
1) DIAGNÓSTICO DO ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO(ZEE)/ O assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da FETAG, Guilherme Velten Júnior, explica o que é o Zoneamento, para que serve e por que os agricultores familiares devem participar das Oficinas de Diagnóstico do ZEE, que a Sema está realizando em vários municípios do Estado./ 2)AGROINDÚSTRIAS SE PREPARAM PARA FEIRAS EM 2018/ O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, Jocimar Rabaioli, fala sobre as inscrições das feiras Expodireto Cotrijal e Expoagro Afubra, bem como sobre a expectativa da realização da VI Feira da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho, que acontece de 31 de janeiro a 4 de fevereiro em Torres.
14/11/2017
Baixar o MP3
REFORMA PREVIDENCIÁRIA, IMPORTAÇÃO DE LEITE E ROTEIROS REGIONAIS/ A possibilidade do governo retomar a Reforma da Previdência Social, a volta das importações de leite do Uruguai, os roteiros regionais são os temas da entrevista com o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva. AGROINDÚSTRIAS SE PREPARAM PARA FEIRAS EM 2018/ O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, Jocimar Rabaioli, fala sobre as inscrições das feiras Expodireto Cotrijal e Expoagro Afubra, bem como sobre a expectativa da realização da VI Feira da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho, que acontece de 31 de janeiro a 4 de fevereiro em Torres.
08/11/2017
Baixar o MP3
O presidente da Federação, Carlos Joel da Silva, fala sobre a pauta dos encontros com as 23 Regionais Sindicais ao longo do mês de novembro./ Em seguida, ele faz uma avaliação da situação do leite, as ações que a FETAG está adotando e a reunião da Comissão Estadual do Leite, marcada para o dia 16 de novembro./ AGROINDÚSTRIAS - O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, Jocimar Rabaioli(FOTO), conta sobre as inscrições das feiras Expodireto Cotrijal e Expoagro Afubra, bem como sobre a expectativa da realização da VI Feira da Agricultura Familiar Sabor Gaúcho, que acontece de 31 de janeiro a 4 de fevereiro em Torres.///
01/11/2017
Baixar o MP3
O programa desta semana traz três entrevistas: FETAG PEDE APOIO DO LEGISLATIVO À AGRICULTURA FAMILIAR - O corte nos orçamentos dos governos estadual e federal em programas da agricultura familiar motivou a FETAG a convidar os deputados estaduais para participarem de um café com a direção e assessores. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, fala dos resultados e encaminhamentos. FETAG INTENSIFICA AÇÕES PARA PREÇO DO LEITE REAGIR - O assessor da FETAG, Márcio Langer, faz uma avaliação dos números apresentados pelo Conseleite e fala das ações para preço do leite reagir. TABACO GANHA VALORIZAÇÃO COM ABERTURA OFICIAL - Pela primeira vez será realizada a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco./ O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, conta o que significa para os fumicultores esse ato.
27/10/2017
Baixar o MP3
O programa desta semana traz três entrevistas e notícias: A primeira é com o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, que fala sobre o encontro com Rodrigo Estrela, no Palácio do Itamaraty, para tratar sobre a Importação e Exportação de Arroz, Leite e Trigo. A segunda é com Samuel Santos, presidente do STR de Santo Antônio da Patrulha, que conta os preparativos da Semana da Alimentação Saudável, que a entidade realizará de 24 a 28 de outubro. E a terceira é com Olir Schiavenin, presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, sobre o Encontro que vai reunir cerca de 500 produtores de alho em Flores da Cunha.
20/10/2017
Baixar o MP3
11/10/2017
Baixar o MP3
Quatro entrevistas compactas com os seguintes temas: DIA DO APOSENTADO RURAL - O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, faz uma mensagem alusiva aos aposentados e aposentadas rurais. DURAÇÃO: 1min02seg - MINETTO GARANTE PROGRAMA TROCA-TROCA DE SEMENTES O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto disse que o Troca-troca não pode parar. DURAÇÃO: 1min01seg - 30° ENCONTRO NACIONAL DOS PRODUTORES DE ALHO Olir Schiavenin, presidente do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, também presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (Agapa) e vice da Nacional, fala sobre o Encontro no dia 20 de outubro em Flores da Cunha. DURAÇÃO: 8min50seg - IBRAVIN PEDE APOIO DA FETAG-CONTAG NAS NEGOCIAÇÕES MERCOSUL COM MERCADO COMUM EUROPEU O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho, Carlos Paviani (FOTO), contou as apreensões do setor caso não haja qualquer tipo de restrição às importações de vinhos. DURAÇÃO: 4min43seg -
05/10/2017
Baixar o MP3
O programa A Voz da FETAG desta semana traz cinco entrevistas compactas com sobre os seguintes temas: INDÚSTRIAS GANHAM INCENTIVOS E IMPORTAM LEITE Presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva DIA DO APOSENTADO RURAL Diretora da FETAG e responsável pela Comissão de Aposentados Rurais, Elisete Hintz, explica o que acontecerá ao longo de outubro. LEITE SEGUE EM QUEDA PELA QUINTA VEZ CONSECUTIVA O assessor de Política Agrícola da FETAG, Márcio Langer, explica o cenário do leite. JUVENTUDE RURAL TEM ENCONTRO EM PORTO ALEGRE Diana Hanh Justo, coordenadora estadual de Jovens, faz uma avaliação do encontro da Comissão nos dias 27 e 28/09. REGIONAL SUL DA CONTAG REALIZA 2° MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO A diretora de Formação da FETAG, Lérida Pivoto Pavanelo, fala sobre a importância da sequência do curso.
28/09/2017
Baixar o MP3
O coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Denis Debiasi, vice-presidente do STR de Garibaldi, entregou ao presidente da Federação, Carlos Joel da Silva, o Custo de Produção da Uva Americana e Híbrida (Grupo III), safra 2017/2018. Denis Debiasi adianta no Programa A Voz da FETAG qual o valor reivindicado junto à CONAB para o preço mínimo da uva safra Safra 2017/2018. A outra entrevista é com Elisete Hintz, diretora responsável pela Comissão Estadual de Aposentados Rurais, que fala sobre o 5 de Outubro - Dia Estadual do Aposentado e da Aposentada Rural.
22/09/2017
Baixar o MP3
A FETAG realizou na última quinta-feira, dia 14, uma forte mobilização de produtores de leite na Ponte Internacional Barão de Mauá, que liga as cidades de Jaguarão com Rio Branco, no Uruguai. É por ali que entra o leite em pó no Brasil, que somente no ano passado ingressou volume suficiente para processar mais de um bilhão de litros. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, explica os motivos que levaram os agricultores familiares a bloquearem por três horas a ponte.
15/09/2017
Baixar o MP3
A Regional Sul da CONTAG realizou nos dias 4, 5 e 6 de setembro o Seminário Regional sobre Recursos Hídricos, Energias Renováveis e Modelos de Produção Sustentável para a Agricultura Familiar, na sede da FETAG-RS, em Porto Alegre. Neste programa, conversamos com a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Barbosa Malheiros. Para ela, a questão ambiental representa um desafio não só para as lideranças, bem como para todo o Brasil. O segundo entrevistado é Nestor Bonfanti, vice-presidente da FETAG-RS e diretor de Política Agrícola e Meio Ambiente. Ele é de opinião que é preciso discutir, de fato, aquilo que possa ser realizado e aplicado no dia a dia, através de propostas viáveis e necessárias.
06/09/2017
Baixar o MP3
A 40ª Expointer encerra neste domingo, dia 3 de setembro. Nela está acontecendo a 19ª Feira da Agricultura Familiar. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, e Pedrinho Signori, diretor responsável pela Organização da Produção, fazem um balanço de como foi a participação dos empreendimentos da agricultura familiar e a consolidação da Federação neste palco de divulgação e potencial centro de comercialização dos produtos da agricultura familiar, bem como de reivindicações junto aos governantes, em todas as esferas, dos principais problemas que afligem a agricultura familiar.
01/09/2017
Baixar o MP3
Neste sábado, dia 26, inicia a 40ª Expointer, exposição reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero e considerada a maior feira a céu aberto da América Latina. Ela vai até o próximo domingo, dia 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde também ocorre a 19ª Feira da Agricultura Familiar. Para falar sobre a participação na Expointer 2017 convidamos o presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, Pedrinho Signori, secretário-geral e diretor responsável pelas agroindústrias, e Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias.
24/08/2017
Baixar o MP3
A FETAG realizou nos dias 17 e 18 um Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER. A programação iniciou com o painel do professor Evandro Pedro Schneider, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que falou sobre Assistência Técnica e Extensão Rural no Cenário de Mudanças Institucionais. O professor Schneider afirmou que participar de eventos deste tipo possibilita dialogar com o grupo, isto é, a base, responsável por fazer mudanças e propor melhorias. Nesta entrevista, ele relembra como iniciou a assistência e extensão rural, como é hoje e o que acha que precisa ser feito para implementar esse trabalho fundamental para a agricultura familiar.
18/08/2017
Baixar o MP3
Discutir a importância da assistência técnica aos agricultores familiares, suas demandas e de que forma é realizada são os pontos fortes do Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que a FETAG agendou nos dias 17 e 18 de agosto. Para falar sobre o tema convidamos Pedrinho Signori, diretor da FETAG. A próxima entrevista é com Elisete Hintz, tesoureira-geral da FETAG, responsável pelos cursos de Unidade Municipal de Cadastro (UMC). Ela faz uma avaliação dos cursos realizados em 2017 e, ao mesmo tempo, já prepara 2018.
11/08/2017
Baixar o MP3
O Conselho Estadual do Leite (Conseleite) realizou reunião mensal no dia 27 de julho, ocasião em que a Universidade de Passo Fundo apresentou o preço de referência do leite padrão consolidado para o mês de junho, bem como a previsão para o mês de julho e, ainda, o maior e menor valor de referência. O assessor de Política Agrícola da FETAG, Márcio Langer, que acompanha de perto as oscilações do preço do leite, fala, detalhadamente, de toda a conjuntura da cadeia leiteira do Estado.
03/08/2017
Baixar o MP3
O Programa A Voz da FETAG repercute com o presidente Carlos Joel da Silva e com o assessor de Política Agrícola Márcio Langer a reversão do Conselho Monetário Nacional (CMN), em favor dos agricultores, que admitiu até 29 de dezembro a liberação de parcelas referentes a fertilizantes adquiridos até 180 dias antes da formalização do crédito e destinados à lavoura financiada (Resolução 4.592).
27/07/2017
Baixar o MP3