Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

FETAG-RS recebe delegação do Chile

Na manhã desta quarta-feira (21), a diretoria da FETAG-RS recebeu em sua sede, em Porto Alegre, uma delegação de 11 chilenos da MUCECH - Movimiento Unitario Campesino y Etnias de Chile, que estão no Brasil para intercâmbio apoiada pela CONTAG e pela FETAG-RS. A visita foi guiada pelo vice-presidente da CONTAG Alberto Ercílio Broch.

 

Na oportunidade, o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, apresentou um histórico da Federação, desde a sua fundação, em 1967, até o momento atual. Joel falou sobre as maiores lutas travadas em benefício dos agricultores e agricultoras famílias, exibindo fotos de momentos marcantes.

 

Os chilenos conheceram todas as principais conquistas da FETAG-RS nas últimas décadas, como por exemplo o Troca-troca de Sementes, o PRONAF, o Seguro Agrícola, a universalização do atendimento a saúde (SUS), o Mais Alimento, dentre outros. Também foi salientado as conquistas na previdência social, que beneficiou os agricultores nos anos 90. Joel explicou aos visitantes que no momento a FETAG, a CONTAG e todas as demais federações brasileiras estão lutando contra a retirada dos benefícios previdenciários já adquiridos. Na Câmara dos Deputados, houve vitória, mas a discussão ainda segue no Senado.

 

Para Carlos Joel, no momento, as duas grandes lutas da FETAG-RS “são melhorar a renda para o agricultor, que planta cada vez mais e recebe cada vez menos, além de propiciar condições para que os jovens permaneçam no campo”. Joel completou dizendo “que os jovens são o futuro da agricultura. Precisamos trabalhar fortemente na sucessão rural”.

 

A visita ao Estado se estenderá até o dia 25, e na programação da comitiva chilena estão previstas visitas na Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Itati, Terra de Areia e Três Forquilhas (COOMAFITT); ida ao município de Garibaldi para visitas ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garibaldi, a Cooperativa de Produtores de Ecologistas (COOPEG) e na Cooperativa Garibaldi. Em Nova Petrópolis, os visitantes conhecerão o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, o Museu do Cooperativismo, o Sicredi e Cooperativa Piá. O último compromisso será na Expointer, onde eles visitarão o pavilhão da agricultura familiar para dialogar com os agricultores que lá estarão comercializando seus produtos. O vice-presidente da FETAG-RS Nestor Bonfanti acompanhará a viagem.