Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Assentados do RS contam experiências para o Brasil

Foto: César Ramos/CONTAG

     A CONTAG inicia hoje (12) o Encontro Nacional sobre Reforma Agrária – Juventude Rural na Luta Pela Reforma Agrária – no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir), em Brasília. O evento, que se estende até o dia 14, tem por objetivo avaliar a implementação das políticas de reforma agrária (acesso à terra, permanência e sucessão rural) e seus impactos na vida de jovens agricultores familiares, além de compartilhar experiências de organização social e econômica da juventude no meio rural.

     A FETAG-RS participa com a diretora Diana Hahn Justo, coordenadora estadual da Juventude Rural, e os jovens assentados Edison Dreher, do Assentamento Corticeira (STR Cruz Alta); Natiéle Machado, do Assentamento Novo Arroio Grande (STR Arroio Grande) e Vitória Machado Roldão, assentada do crédito fundiário (STR Torres). Diana destaca as experiências desses jovens do Estado, que terão a oportunidade de contar, às 14h de hoje, para o resto do Brasil como estão vivendo e trabalhando nos assentamentos. Ainda dentro da programação, ela vê como importante a Análise de Conjuntura, apresentada na abertura do encontro pelo diretor do DIEESE, Clemente Lúcio, bem como a visita à Câmara dos Deputados, marcada para amanhã.

      Conforme Diana, além de aprofundar a compreensão sobre as políticas de acesso à terra, o encontro vai construir propostas que orientem a atuação dos agricultores, dirigentes e lideranças sindicais nos diálogos com os representantes dos órgãos governamentais, sistematizando as experiências de organização social e econômica da juventude rural. “Vamos multiplicar nas comunidades para fortalecer o debate com a sociedade sobre a importância da reforma agrária como instrumento que garanta a sucessão rural e o desenvolvimento nacional”, completou.

 Assessoria de Imprensa – 12/03/2019 – Luiz Boaz