Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

ENFOC Jovem prepara busca do protagonismo

     A Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR) da FETAG-RS realizou de 20 a 23 de novembro o IV Módulo do ENFOC Jovem (último), em Guaporé, com a participação de diversas Regionais Sindicais da FETAG. A coordenadora estadual de Jovens da Federação, Diana Hahn Justo, e a assessora de Jovens, Anajá Teixeira, participaram das atividades, que culminou com a entrega de certificados e a “Transformatura” da turma. 
    Diana enfatizou que o curso do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) foi muito gratificante para a FETAG, pois  proporcionou uma formação à juventude e, com isso, possibilita a preparação para  ser cada vez mais protagonista, seja na família, na comunidade e no próprio movimento sindical.
     A dirigente revelou que ENFOC Jovem é dividido em quatro módulos de quatro dias cada. O I Módulo teve como objetivos específicos socializar e aprofundar referenciais teóricos, políticos e ideológicos, que fundamentam e alimentam os ideais, a luta sindical e popular. Além disso, reavaliar e fortalecer a luta sindical, numa visão e práticas transformadoras, estimulando processos de mudanças de atitudes e comportamentos coerentes com a concepção e as exigências de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS).
     No II Módulo, continua, a programação contemplou o surgimento dos STR`s, os desafios daquele período e a construção de novas perspectivas para o século XXI. Os jovens tiveram a oportunidade de assimilar o que é representação e representatividade e de como isso interfere na sua vida pessoal e no MSTTR.
     Já no III Módulo, observa Anajá, a programação contemplou o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), a educação do campo, a valorização da agricultura familiar e o aprofundamento da compreensão do Eu como STR, juventude e a atuação na comissão.
Diana explica que neste último módulo os jovens trouxeram de suas regionais sindicais os mapas contendo várias informações que pudessem auxiliar na organização de atividades e projetos. “Esta tarefa foi fundamental, pois eles conseguiram visualizar o todo da sua região. Então, neste último módulo, eles aprofundaram as diretrizes a serem desenvolvidas nos  próximos cinco anos. A CEJTTR saiu do ENFOC Jovem com o compromisso de aprofundar o debate sobre o MSTTR em suas regionais, assim como envolver, cada vez mais, as juventudes de suas regiões, inclusive em atividades inter-regionais”, completou.

Assessoria de Imprensa – 06/12/2018 – Luiz Boaz