Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

CONTAG debate O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

     Mais de 40 dirigentes e assessores sindicais das 27 Federações dos Trabalhadores na Agricultura estão em Brasília, onde participam até quinta-feira (5), no Centro de Estudo Sindical da CONTAG – CESIR, do Coletivo de Políticas Sociais da CONTAG, que tem como tema O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. A FETAG-RS está representada pelas diretoras Elisete Hintz, tesoureira-geral, e Diana Hanh Justo, 1ª secretária, além da assessora de Gênero, Saúde e Formação, Paula Rosana Fortunato. Uma oportunidade para analisar o atual cenário de retrocesso político que passa o Brasil, marcado pela truculência e exclusão de direitos nas áreas da Saúde e da Educação do Campo; da Previdência Social Rural; e da Proteção Infantojuvenil.
     “Compreendemos a luta ideológica e social que estamos travando no Brasil. Enquanto Coletivo de Políticas Sociais entendemos que todas as conquistas para o campo só foram e serão mantidas e alcançadas mediante nossa luta contínua pela garantia de investimentos públicos e justiça social às mulheres e homens do campo. Seguiremos em mobilização com a nossa base realizando grandes ações em defesa do nosso Projeto Político”, destacou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues, na abertura política do Coletivo que aconteceu ontem (3).

PROGRAMAÇÃO
Na pauta dos três dias, entram em debate:

EDUCAÇÃO DO CAMPO (Escolas Famílias Agrícolas; Ações contra o fechamento de Escolas do Campo; Educação na Reforma Agrária –PRONERA e Licenciamento em Educação do Campo; Fortalecimento da Rede MSTTR de Educação do Campo; Estratégia de Implementação de Ações de Estudos do Campo no MSTTR; Construção da Cartilha: Educação do Campo e Agricultura Familiar; e Avaliação do Encontro dos 20 anos do Pronera e da Educação do Campo.

SAÚDE DO CAMPO (Debate sobre hanseníase, sintomas e tratamento; Plano de Trabalho e Acordo de Cooperação entre a CONTAG e o Ministério da Saúde;

SUSTENTABILIDADE POLÍTICO-FINANCEIRA DO MSTTR (INSS Digital e CNIS Rural); PREVIDÊNCIA SOCIAL RURAL (Reforma da Previdência Rural); e PROTEÇÃO INFANTO-JUVENIL (Conferência Nacional do Direito da Criança e do Adolescente).

Informações: Imprensa da CONTAG

Assessoria de Imprensa – 04/07/2018 – Luiz Boaz