Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Plantas Bioativas e seus potenciais na saúde e na alimentação

     Durante os dias 26 a 28 de julho será realizada a 12ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas, tendo como local a sede da Univates e Jardim Botânico, na cidade de Lajeado/RS. A FETAG, através da Regional Sindical Vale do Taquari, é uma das entidades apoiadoras deste evento, que tem por objetivo promover o debate e oportunizar a qualificação sobre o tema das plantas bioativas, visando o fortalecimento da cadeia produtiva, bem como a rede de entidades envolvidas, aproximando todas as etapas do processo.
     Os organizadores acreditam que por ser um evento de referência técnica estadual anual na área das plantas bioativas, oportuniza a troca de experiências, a qualificação técnica, a atualização, a motivação, o fortalecimento de parcerias e promove ações integradas. Além disso, é considerado um espaço de construção, a partir da troca de experiências e conhecimentos teóricos e práticos entre os agricultores, pesquisadores, estudantes, extensionistas e população em geral, contribuindo desta forma para a promoção da saúde e para a construção de estratégias de desenvolvimento relacionadas à área.
     O tema deste ano é Despertando para os potenciais das plantas bioativas: tradição e ciência, sendo que serão trabalhados dois eixos principais: plantas bioativas na saúde e na alimentação humana e plantas bioativas na sanidade ambiental. Dentro deste contexto, o encontro proporcionará uma ampla discussão de temas variados, tais como educação popular em saúde, desafios para a implantação de práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde, potencialidades das espécies nativas e homeopatia e fitoterapia na saúde animal e vegetal, entre outros.
     Além das palestras, painéis e rodas de conversas o evento ainda promoverá inúmeras atividades paralelas, entre elas oficinas temáticas, relatos de experiências, trilhas ecológicas e interpretativas, pancaminhadas, espaço da erva-mate, apresentação de trabalhos científicos, espaço do cuidado, hora do chá, feira regional de agricultores familiares agroecologistas, exposições de trabalhos escolares, da agricultura familiar e do “Caminho das Especiarias”.
     A 12ª edição da Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas é uma promoção da Emater/RS-Ascar, da Univates e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado (SDR).
     As inscrições poderão ser realizadas através do site da Univates:
https://www.univates.br/evento/12a-reuniao-tecnica-estadual-sobre-plantas-bioativas

Assessoria de Imprensa – 28/06/2018 – Luiz Boaz