Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

6° Fórum Itinerante do Leite debate Desafios da Mão de Obra

     Os 6º Fórum Itinerante do Leite colocará em debate a importância da mão de obra e os desafios dessa cadeia produtiva. Os painelistas mostrarão que, quando a produção está em boas mãos, os resultados aparecem. O palco do encontro reunirá especialistas, produtores de leite, autoridades e líderes de entidades do setor, no dia 26 de junho, em Santa Rosa. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural, das 9h às 12h, diretamente do Ginásio do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus de Santa Rosa.
     A jornalista Kellen Severo, do Canal Rural, apresentará o 6º Fórum Itinerante do Leite: Desafios da mão de obra. O evento terá dois painéis técnicos. A primeira parte enfocará sucessão familiar, cooperação e terceirização de mão de obra. O segundo painel analisará gerenciamento, inovação e automação da ordenha.
     Os debates contarão com a participação do secretário-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG-RS), Pedrinho Signori, do coordenador da Comissão de Leite da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Jorge Rodrigues, e do presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado (Sindilat-RS), Alexandre Guerra.
     A programação prossegue à tarde com oficinas técnicas sobre gestão da atividade leiteira, produção orgânica e bem-estar das vacas. Também está agendada uma reunião técnica sobre tuberculose e brucelose. Cada participante poderá optar por uma das quatro oficinas.
    As inscrições para o fórum são gratuitas e limitadas, com acesso pelo site do Canal Rural (www.canalrural.com.br). Os painelistas responderão perguntas do público presente no ginásio do IFFar – Santa Rosa e dos que assistirem pelo Canal Rural (TV e internet). As questões podem ser encaminhadas pelo WhatsApp (11) 98524-0073 e pelo Facebook do Canal Rural (www.facebook,com/canalrural).
      A realização é do Canal Rural, do Fundesa, do Sindilat-RS, da FETAG-RS e do Sistema Farsul. O fórum tem apoio técnico do Instituto Federal Farroupilha – Campus de Santa Rosa, da Emater-RS e da Embrapa.  
     O 6º Fórum Itinerante do Leite faz parte de uma série de eventos, iniciada em 2016, e tem por objetivo debater os desafios da cadeia do leite por entidades do setor, com instituições de ensino e parceiros de comunidades regionais.

AGENDA
8h – Credenciamento e welcome milk
8h30min – Saudações – Participação de representantes da prefeitura de Santa Rosa, da Famurs, da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Emater-RS e da Secretaria do Desenvolvimento Rural-RS.
9h – Abertura do 6ª Fórum Itinerante do Leite: Desafios da mão de obra – Quando a produção está em boas mãos, os resultados aparecem (transmissão ao vivo pelo Canal Rural)
Renata Rotta, diretora-geral do Campus Santa Rosa do Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
Rogério Kerber, presidente do Fundesa – Ações desenvolvidas pelo Fundesa
9h20min – Painel: Sucessão familiar, cooperação e terceirização
Ivar José Kreutz, assistente técnico regional em Criações da Emater-RS – Importância da mão de obra e desafios a serem enfrentados na atividade leiteira - Mariane Moz, médica veterinária e produtora de leite em Tuparendi, RS – Investindo na atividade leiteira para garantir a sucessão familiar - Marjori Ghellar, gestora financeira e produtora de leite em Tuparendi, RS – Terceirização de atividades e cooperação entre produtores para viabilizar a produção de leite.
Participação de debatedores: representantes da Fetag-RS, da Farsul e do Sindilat-RS
10h15min – Perguntas
10h45minPainel: gerenciamento, inovação e automação
Paulo Tadatoshi Hiroki, médico veterinário e coordenador da Macrorregião Norte da Emater-PR – Planejando o parto das vacas para garantir férias para os produtores de leite
Ezequiel Nólio, administrador do Tambo Nólio, Paraí, RS – Porque investimos em robotização da ordenha (primeiro robô de ordenha do RS)
Participação de debatedores: representantes da FETAG-RS, da Farsul e do Sindilat-RS
11h30min – Perguntas
12h – Encerramento do fórum ao vivo
12h15min – Almoço no local
12h35min – Programa Mercado & Cia ao vivo pelo Canal Rural
14h – Oficinas:

Oficina 1 – A atividade leiteira sob o olhar das mulheres
Local: Ginásio do IFFar Santa Rosa
Vanessa Matraszek Gnoatto, da Emater-RS, moderadora
Adriana Deak, produtora de leite em Santa Rosa, RS
Sandra Dal Pai Gnatta, produtora de leite em Porto Mauá, RS
Maria Sivert, produtora de leite em Senador Salgado Filho, RS
Aline Traesel Angst, produtora de leite em Santo Cristo, RS

Oficina 2 – Produção orgânica de leite e laticínios
Local: Auditório do IFFar Santa Rosa
Edna Nunes Gonçalves, do Instituto Federal Farroupilha, moderadora
Michele de Castro Iza, Ministério da Agricultura - RS
Eliseu Pelenz, produtor de leite em fase de transição para a produção orgânica em Santo Cristo,RS
Cleber Jonas Weschenfelder e Eliezer Augusto Werner, produtores de leite orgânico e diretores da Cooperflor, Guarujá do Sul, SC
Agaciel Fiorentin, especialista de região leiteira Nestlé, São
Paulo e Paraná
Foto: Pedrinho Signori é um dos debatedores

Assessoria de Imprensa – 22/06/2018 – Luiz Boaz