Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Informativo

INFORMATIVO N° 1.356

 

Informativo Fetag e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Um programa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul e dos 321 Sindicatos filiados. Transmitido em todo o Estado com informações para o trabalhador e a trabalhadora rural.

 
A FETAG-RS TAMBÉM ESTÁ NO INSTAGRAM

Siga nosso perfil e fique atento a tudo o que acontece no Movimento Sindical Gaúcho! E não esqueça que todas as notícias também estão em nossa Página oficial no Facebook!

 

FALTA UM DIA PARA 9° GRITO DE ALERTA 

Amanhã acontece a maior mobilização da história da agricultura familiar no estado. Com a expectativa de receber 12 mil agricultores e agricultores, a FETAG-RS, a Macro Regional Centro e Macro Missões Fronteira Noroeste em conjunto com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão organizados para o 9º Grito de Alerta, que acontecerá amanhã, 15, em Santa Cruz do Sul/RS.

 
Hoje,, a equipe de lideranças já estão realizando algumas atividades estratégicas, como a visita em instituições vinculadas ao governo estadual e federal que prestam alguns serviços aos agricultores familiares. As equipes visitarão as seguintes entidades:


10h – Ministério Público

10h e 30min – Caxa Econômica Federal

11h – Receita Federal

14h – Coordenadoria Regional de Saúde

14h e 30min – Sinditabaco

15h e 30min – Agência do INSS

16h – Coordenadoria Regional de Educação


Ainda, outra equipe de lideranças está visitando o comércio de Santa Cruz do Sul com o objetivo de apresentar à comunidade o foco da mobilização e explicando que será um ato pacífico e ordeiro, onde os agricultores reivindicarão seus direitos.


Para o Presidente da FETAG-RS – Carlos Joel da Silva “mais um momento histórico do movimento sindical está chegando. É a hora do agricultor e a agricultora virem para a rua, unirem suas vozes e gritarem pela valorização da agricultura familiar e pela garantia de direitos”.



REGIONAL SERRA REALIZA NO DIA 15 DE MAIO O ENCONTRO REGIONAL DE MULHERES

Em mais uma atividade a ser realizada para as mulheres trabalhadoras rurais, a Regional Serra está organizando o tradicional Encontro Regional. 


Neste ano, o evento acontecerá dia 15 de maio, na Comunidade São Pedro e São Paulo da Terceira Légua em Caxias do Sul. Com início 9h e previsão de término as 15h e 30min a programação envolverá palestra sobre a Marcha das Margaridas, abordagem do tema “Violência contra a mulher”. Na parte da tarde acontecerá a palestra “Mulheres e atitude” e o encerramento com a visitação da Gruta da Conceição.



ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A EXPOINTER 2019


Iniciou dia 06, o processo de inscrição para participação das agroindústrias familiares na EXPOINTER 2019, que acontecerá de 24 de Agosto a 1º de Setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.


Poderão se inscrever para participar do Pavilhão da Agricultura Familiar as Agroindústrias Familiares, Produtores de flores e Artesanatos Rurais. Para realizar a inscrição o agricultor ou agricultora deverá ir até o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de seu município, no período de 06 a 31 de maio de 2019.


O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento – SEAPDR, Secretaria da Agricultura Familiar – SAF vinculada ao MAPA, e as entidades: FETAG, FETRAF, VIA CAMPESINA e EMATER.


Após o encerramento das inscrições, as fichas cadastradas passarão por um rigoroso processo de seleção, que leva em consideração alguns critérios essenciais, entre eles, ter a condição de legalidade tributária, sanitária e ambiental em conformidade com a legislação vigente, e para as Agroindústrias, em especial, estar inclusa no Programa Estadual de Agroindústria Familiar – PEAF.


Para Jocimar Rabaioli – Assessor de Política Agrícola e Agroindústria da FETAG-RS “Este é um momento de preparação das agroindústrias para o maior evento do ano no estado. A federação sempre acompanha e disponibiliza suporte aos agricultores para que possam mostrar ao mundo o melhor da agricultura familiar.”



CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É REAJUSTADA


A Contribuição Sindical dos(as) Agricultores(as) Familiares é realizada para o Sistema Confederativo – CONTAG – FETAG e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Ela é devida por toda a categoria, trabalhadores(as) ou empregados(as). Ou seja, todos aqueles que são trabalhadores rurais e não possuem empregados e exercem a atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, sendo proprietário, arrendatário, parceiro, meeiro ou comodatário.


Para a tesoureira-geral da FETAG-RS, Elisete Hintz, a Contribuição Sindical é uma das formas de manter o Movimento Sindical atuante, forte e em constante luta para assegurar o direito dos agricultores familiares. Elisete reitera que embora a Contribuição seja facultativa, é uma obrigação dos agricultores(as), pois quando da conquista de um benefício para a classe todos recebem as melhorias.


O valor da Contribuição Sindical da Agricultura Familiar referente ao exercício 2019 é de R$ 34,00 (trinta e quatro reais) por membro do grupo familiar.