Projeto Recuperação de Biomas inicia distribuição das mudas nativas

Na presença do presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, o Projeto de Recuperação de Biomas – Plantio de Mudas Nativas no Bioma Mata Atlântica, realizou a entrega de 1027 mudas para o agricultor Jacob Aloisio Mattes, do município de Teutônia.

Ele foi o primeiro agricultor a ser beneficiado com o projeto, idealizado pela FETAG-RS em parceria com a Corsan e com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), que visa a conservação e a restauração ecológica dos biomas Mata Atlântica e Pampa, através do plantio de mudas nativas e pelo manejo conservacionista dos campos nativos, implantados em propriedades da agricultura familiar.

Iuri Dal Moro, engenheiro agrônomo e João Frank, engenheiro florestal, ambos ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Cadeado, serão os responsáveis pelas orientações e vistorias técnicas no plantio das mudas.


Para realizar a adesão ao projeto, o agricultor familiar deve procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em que é associado e preencher o cadastro indicando a área em que o plantio será realizado, sendo que o imóvel deve estar registrado no Cadastro Ambiental Rural – CAR, e ter no mínimo 1.100m² para o plantio de 100 mudas de espécies nativas.

Além do plantio em áreas que o agricultor deseja reflorestar, as mudas poderão ser plantadas em áreas de Reserva Legal (RL) ou Áreas de Preservação Permanente (APP). A equipe técnica ofertará orientação para o cultivo das mudas e para a certificação de uso de flora nativa, que de forma sustentável autoriza o manejo e a extração de produtos da floresta.

Estiveram presentes na entrega o engenheiro agrônomo da FETAG-RS, Kaliton Prestes; a presidente do Sindicato de Teutônia, Liane Brackman; o engenheiro agrônomo proprietário do viveiro Raízes, Ricardo Jasper; e representantes da Regional Vale do Taquari da FETAG-RS.

 



Data da Impressão: 18/11/19 - 10:36:43
Link: http://www.fetagrs.org.br/site/noticias.php?id=3229